Exames do secundário voltam a ser apenas para acesso ao ensino superior | Educação | PÚBLICO (publico.pt)
Os exames nacionais do ensino secundário vão continuar, neste ano lectivo, a servir apenas como provas de ingresso no superior. A informação foi dada pelo ministro da Educação, João Costa, no final de uma audição na Comissão parlamentar de Educação, que decorreu nesta quarta-feira.
Em resposta a perguntas do PSD, o ministro justificou esta decisão com a necessidade de não se causarem “disrupções”, enquanto não houver uma decisão final sobre a revisão do modelo de acesso ao ensino superior, que será comunicada “muito brevemente”, prometeu. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) já tinha adiantado que a decisão seria comunicada este mês.
João Costa não adiantou pormenores, afirmando apenas que se deverá manter alguma distinção entre a certificação da conclusão do ensino secundário e o acesso ao ensino superior. Em entrevista ao Expresso, o ministro mostrou-se favorável à permanência de um modelo semelhante ao que tem vigorado nos últimos três anos lectivos: em consequência da pandemia de covid-19, as provas do ensino secundário deixaram de ser obrigatórias para a conclusão do ciclo de estudos, sendo apenas realizadas às disciplinas específicas pelos estudantes que pretendiam ingressar no ensino superior.
Enviar um comentário