Modelo de recrutamento de professores vai ser revisto. Sindicatos e Governo negoceiam a partir de Setembro | Educação | PÚBLICO
O Ministério da Educação vai rever o modelo de recrutamento e colocação dos professores a partir de setembro e abre a porta à “vinculação, já no próximo ano, de muitos professores contratados em quadros de escola”. A informação foi avançada esta quinta-feira pelo ministro da Educação, João Costa, depois de reunir com os representantes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e da Federação Nacional de Educação (FNE).
Esta atualização é um dos assuntos a tratar, com os sindicatos, “de forma prioritária” – estão já agendadas reuniões para Setembro (para os dias 21 e 22) e Outubro (13, 14, 26 e 27) –, adiantou João Costa aos jornalistas, para que haja lugar a um “combate à precariedade dos professores” com o acesso ao quadro de escola.
O objetivo passa por tornar esta profissão “mais estável e mais atrativa também para aqueles que querem olhar para a carreira [docente] e vir a ser professores, garantindo que muitos dos professores que andam de um lado para o outro, em contratos precários possam estabilizar a sua situação profissional”, como referiu João Costa.
Enviar um comentário