Ministro da Educação admite manter exames nacionais só para acesso ao ensino superior – Observador
O ministro da Educação admite que os exames nacionais do secundário continuem a contar apenas para o acesso ao ensino superior, e não para terminar o ciclo, medida que foi implementada com a pandemia. Em entrevista ao jornal Expresso, que foi divulgada esta sexta-feira, João Costa garante que está a ser “ponderado se este modelo” é “para continuar ou não”.
Mesmo assim, é necessário “ter a preocupação de que não haja fenómenos de inflacionamento de notas, porque os exames acabam por ter um papel regulador neste aspeto. A boa notícia é que nestes dois anos não assistimos a comportamentos desviantes”, defende.
Na primeira entrevista que deu desde que assumiu o cargo, o ministro da Educação revela que para os alunos do nono ano a decisão já está tomada: os exames nacionais voltam a contar para a nota, mas só no próximo ano letivo. “Temos que retomar a normalidade de forma progressiva. Sabendo nós que este ano letivo ainda foi bastante impactado pela pandemia, não seria justo que este exame relevasse já para a transição ou não para o 10.º ano”, justifica.
Enviar um comentário