Ministério da Educação prevê início de entrega de computadores aos alunos carenciados até março
Os 335 mil novos computadores comprados no âmbito do programa Escola Digital, número que o Expresso já tinha avançado, vão chegar às escolas a partir do atual período letivo, que termina em março. Como escreve esta terça-feira o "Público", no primeiro período foram entregues 100 mil computadores aos alunos do ensino secundário que beneficiam de Ação Social Escolar e, com a última compra, a tutela estima que todos os alunos a quem foi dada prioridade tenham acesso aos equipamentos necessários.
O "Público" escreve que a entrega destas 335 mil máquinas deverá terminar no atual período letivo, ou seja, até março. Porém, ao Expresso, fonte do Ministério da Educação não se compromete com esse prazo.
Segundo o Ministério da Educação, está previsto que os computadores "comecem a ser distribuídos no 2º período letivo". O calendário escolar marca as férias da Páscoa para o dia 24 de março, mas, com as novas medidas relativas à suspensão das aulas, o início do segundo período acontece uma semana mais cedo.
O relatório Estado da Educação 2019 refere que existem cerca de 366 mil alunos carenciados, o que significa que a última compra do Ministério da Educação será suficiente para garantir equipamentos informáticos a todos estes alunos. Aliás, dos 435 mil computadores, sobram cerca de 70 mil que serão distribuídos numa terceira fase aos restantes alunos.
"O Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) tem alocados 400 milhões de euros para a digitalização das escolas, a que se somam mais 500 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que servirão para apetrechar as escolas, formar trabalhadores docentes e não docentes, bem como para o processo de desmaterialização de material pedagógico", acrescenta o ministério.
Notícia corrigida às 11h, com nova informação disponibilizada pelo Ministério da Educação
Enviar um comentário