Este artigo foi retirado do seguinte link: Pais&Alunos
O Natal é uma altura especial, sobretudo para os mais novos que começam cedo a contagem decrescente para o grande dia. Este será um Natal diferente e as celebrações serão limitadas por isso reunimos algumas ideias para fazer com os mais novos, em casa.
1 - Fazer uma receita natalícia em família
Cozinhar com as crianças tem imensas vantagens, nomeadamente o desenvolvimento de responsabilidade, trabalho em equipa e até de alguns conceitos matemáticos, por exemplo, pela necessidade de fazer medições.
Adapte as tarefas na cozinha às suas idades e deixe-as fazer a parte mais divertida: a decoração. Vão adorar, com certeza!
Partilhamos uma receita de deliciosas bolachas de manteiga, perfeitas para comer enquanto veem um filme ou para deixar ao Pai Natal com um copinho de leite a acompanhar.
2 - Ler um livro e ver o filme sobre o Natal
Ler histórias divertidas é uma estratégia fundamental para estimular o gosto pela leitura. O clássico de Natal “Sozinho em casa”, que todos conhecem, é agora um livro ilustrado para toda a família, e permitirá que o imaginário da criança ganhe vida com a visualização posterior do filme.
Esta é uma história que agrada e consegue reunir todas as gerações num ambiente acolhedor e familiar.
3 - “Construir” um Pai Natal
Desafie a criança a construir um Pai Natal e outros elementos natalícios e exponha-os em casa como elemento decorativo durante esta época.
Além das artes visuais, a autoestima também é uma das características desenvolvidas com esta atividade, pois é muito gratificante para a criança ver exposto o resultado de algo que ela própria fez ou construiu.
Deixamos algumas sugestões de atividades realizadas com material que temos em casa.
4 - Montar puzzles
Montar puzzles permite desenvolver a capacidade de atenção e memória visual, uma vez que é necessário ter em mente a imagem para saber a que lugar pertence cada peça. Mas também exige alguma coordenação motora e motricidade fina, para manipular as peças e colocá-las na devida posição.
Esta é uma atividade lógica que, em grupo, implica trabalho em equipa e desenvolve a capacidade de tolerância entre todos.
Para “juntar o útil ao agradável”, opte por puzzles educativos. É sempre benéfico quando se aprende a brincar:
5 - Jogar em família
Os jogos ajudam a desenvolver a destreza física e intelectual, além de, socialmente, proporcionarem interação e empatia pelos outros. É, portanto, uma fonte de aprendizagem que permite o desenvolvimento psicofisiológico das crianças.
No entanto, quando realizados em família, são imensos os seus benefícios: brincar em família ajuda a estreitar laços, a criar memórias e proporciona oportunidades para que os pais e as crianças possam passar momentos agradáveis e divertidos juntos.
Neste Natal, temos um jogo especial que com certeza vai animar a noite em família.

Tags :
Educação
Enviar um comentário