Resultados Nacionais das Provas de Aferição 2023

Alguns exertos do Relatório-Provas-de-Aferição_Resultados-Nacionais_2023.pdf (iave.pt).

Assim, de uma forma global, no ano letivo 2022/2023, podem destacar-se as disciplinas de História e Geografia de Portugal, do 5.º ano, e de Matemática e de Ciências Naturais e Físico Química, do 8.º ano de escolaridade, como aquelas em que os alunos evidenciam mais dificuldades em atingir desempenhos dentro do esperado, ou seja, desempenhos inseridos nas categorias «Conseguiu» e «Conseguiu, mas…». Tomando a média das percentagens obtidas em cada domínio das provas, a percentagem de alunos cujo desempenho se enquadra na categoria de «Revelou Dificuldade» é significativamente elevado, quando comparado com as categorias agregadas de «Conseguiu/Conseguiu mas…». Estes resultados, embora evidenciem desempenhos menos satisfatórios, estão alinhados com os resultados da aplicação anterior de cada prova.

Tendo em consideração que as provas de aferição de 2023 foram realizadas, pela primeira vez de forma generalizada, em suporte digital, torna-se importante verificar a possibilidade de haver alguma influência de modo (suporte papel ou suporte digital) nos resultados obtidos pelos alunos. Partindo do pressuposto que existe uma menor experiência dos alunos em lidar com os suportes digitais nos processos de leitura e de escrita, o primeiro mais de índole cognitiva e processual e o segundo também de natureza mecânica (escrever com caneta ou no teclado), essa influência não pode ser descartada. As eventuais diferenças entre o desempenho dos alunos em suporte papel e digital esbatem-se com a utilização mais frequente e mais precoce dos recursos digitais.

É de salientar ainda que a aplicação de provas em formato digital terá de acompanhar também a evolução das didáticas em sala de aula, com a introdução progressiva dos recursos digitais em algumas das práticas pedagógicas.

Assim, da análise dos resultados das provas de aferição, e de cada item per se, os dados não parecem indicar que o modo de aplicação digital tenha tido um impacto significativo nos resultados dos alunos, já que, a distribuição dos resultados pelas quatro categorias de desempenho, nomeadamente visível no comportamento dos itens de seleção (os quais não trazem grandes dificuldades aos alunos quando apresentados na modalidade digital) é muito idêntica à dos itens de construção, os quais implicam uma maior proficiência na interação com a plataforma de realização de provas digitais do IAVE.

Enviar um comentário

Enviar um comentário

Os leitores são responsáveis pelos comentários publicados. Comentários ofensivos ou promocionais serão eliminados.