27 alunos da Escola Secundária de Viriato em isolamento, após estudante testar positivo
Atualização:
No site da escola, pode-se ver o seguinte comunicado:
COMUNICADO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (29 setembro 2020)
Face ao caso confirmado de COVID-19 (no sábado, dia 26 de setembro de 2020) num aluno da Escola Secundária Viriato (ESV) e a bem da correta e rigorosa informação, a Direção da Escola vem esclarecer o seguinte:
1. O aluno não manifestou sintomas em contexto escolar, apenas quando chegou a casa. Dirigiu-se às unidades de saúde e realizou logo o teste à COVID 19.
2. Assim que o caso foi confirmado pela Autoridade de Saúde Local (ASL), a Escola enviou todos os dados necessários para a análise epidemiológica.
3. A decisão pela ASL foi rápida. Considerou-se que a turma devia ficar em confinamento a partir do dia 28 de setembro e todos os alunos deviam fazer teste COVID.
4. A articulação com a Proteção Civil foi imediata e eficaz e a desinfeção da escola ocorreu no final da tarde de sábado.
5. A Direção da escola enviou informação e atualização da informação sobre o caso, quer aos Encarregados de Educação da turma em questão, quer aos professores e restantes funcionários da escola.
6. O caso positivo é proveniente de transmissão em contexto familiar e não escolar. O aluno em causa está, neste momento, bem de saúde e a família informada e apoiada pela escola e pelas autoridades de saúde.
7. Esclarecemos que um caso não é um surto. Aguardamos, pois, os resultados dos testes dos restantes alunos para atualizarmos a informação.
8. Reforça-se a importância do cumprimento das medidas de prevenção/higienização divulgadas à comunidade.
Cumprindo as medidas de prevenção/higienização divulgadas pela escola, esta continua a ser um local muito seguro. Tudo faremos para reduzir ao mínimo o risco de contágio e proteger todos os elementos da comunidade educativa, mantendo a função da Escola e salvaguardando a saúde pública.
Devemos encarar estas situações com serenidade e, desde que as autoridades e a escola desempenhem com celeridade e eficácia as suas funções, tal como foi o caso, estamos confiantes na rápida resolução do problema.
O Diretor,
Um aluno da Escola Secundária de Viriato, em Viseu, testou positivo à Covid-19, o que levou a colocar a turma, de 27 estudantes, em isolamento profilático.
“Fomos informados do resultado do teste no sábado à tarde. De imediato, a autoridade de saúde local fez uma coordenação muito estreita com a escola no sentido de percebermos todos os contornos que o caso tinha: a sala que o aluno e a turma frequentaram nos últimos dias, os contactos que o aluno teve e disponibilizámos, ainda, todos os dados dos encarregados de educação para que as autoridades de saúde possam entrar em contacto”, contou, em declarações ao jornal do Centro, Pedro Ribeiro, diretor da Escola.
As autoridades de saúde estão a fazer o acompanhamento junto dos pais e alunos que estão em isolamento profilático e que vão ser submetidos ao teste Covid. “Hoje (segunda-feira, 28 de setembro) já não temos aqui essa turma. Vamos iniciar o ensino à distância”, adiantou o responsável.
Pedro Ribeiro avançou, ainda, que a transmissão do vírus foi em contexto familiar, “não foi de um aluno para outro”. “O aluno só demonstrou sintomas na sexta-feira à tarde. Quanto isso aconteceu, fez o teste e só no sábado é que conhecemos os resultados. O contexto de contágio foi familiar”, garante.
No dia de sábado (26 de setembro) foi feita a desinfeção da escola pela Proteção Civil.
Segundo o diretor da Escola, professores e pessoal não docente que possam ter convivido com o aluno infetado encontram-se em “vigilância passiva com medidas rigorosas de distanciamento e higienização, a cumprir o plano de contingência”, mas continuando a sua atividade. “Têm que estar atentos aos sintomas nos próximos dias”.
Enviar um comentário